Tenho observado muitas mudanças no mercado de aulas de música, principalmente aqui em Curitiba, onde resido. A procura por aulas tem aumentado significativamente e pelos mais variados motivos.

Em proporção igual, a disponibilidade de professores vem diminuindo, pois existem mais propostas de trabalho nos mais variados tipos de trabalho referentes à música. E a quantidade de escolas de música tem expandido na mesma proporção. Causando uma necessidade de mais professores bem preparados.

Com as mudanças econômicas do país, acho que mais pessoas tiveram acesso a possibilidade de estudar música em escolas particulares de música, isso aumentou o mercado de uma maneira bem substancial. Onde trabalho como coordenador pedagógico é uma escola que tinha um perfil de público mais elitizado com mensalidades caras e professores muito bem preparados, agora vejo uma perfil socioeconômico diferenciado se matriculando nas aulas de instrumento musical, são mais pessoas tem acesso a um trabalho musical de maior qualidade.

Fico feliz com esse acesso e acho que o país estará ganhando com isso, pois o que precisamos é de mais educação e cultura para toda a população. Quando as artes voltam a escola, quando as artes retornam a formação do ser humano e médio prazo teremos uma sociedade melhor. Sempre digo que a escola tem o seu berço na arte, mas aqui no Brasil durante muito tempo a arte foi expulsa da escola regular e isso contribui muito para termos problemas muitos sérios na formação do ser humano. Mas isso está mudando, tanto no contexto político da educação, quanto na busca das pessoas em muitas vezes pagar para ter acesso ao essencial.

Outro fator que vem estimulando muito os pais a matricularem seus filhos em aulas de música é o fato das ciências estarem a todo o momento se referindo a música como um grande fator de desenvolvimento para as crianças. A neurociência sempre está trazendo a mídia novas pesquisas de desenvolvimento e colocando a linguagem musical como um fator de importante desenvolvimento para o cérebro humano. Então a musicalização infantil até 7 anos teve um grande “boom” com a inserção dessas informações aos pais, que hoje tendo menos filhos e querendo investir o máximo na formação de seu único filho, procuram dar tudo que estiver a seu alcance. Hoje temos um aumento substancial de alunos na musicalização infantil e diferente de outrora, não precisamos convencer ninguém da importância da formação musical para o desenvolvimento do ser humano como um todo, eles já vem de casa com essa opinião formada.

A mídia como um todo tem divulgado a formação musical como uma importante contribuição e por outro lado as redes de TV vêm investindo em novos talentos, criando concursos e festivais musicais que descubram novos talentos para serem divulgados pelas grandes redes e selos musicais, criando a opção de ser um PopStar sem grandes esforços.Os programas de TV, que tem mostrado que existem muitos talentos escondidos na população e que esses talentos podem ser descobertos, ajudam a incentivar a busca de alguns por um aprimoramento musical para alcançarem o Sucesso.

Os instrumentos musicais também ficaram mais acessíveis e com tecnologias que fazem instrumentos baratos ter uma boa sonoridade, deixou as pessoas mais perto da possibilidade de ter um instrumento musical razoável e fazer música sem grandes investimentos iniciais, a possibilidade de ter um instrumento em casa está trazendo mais alunos as escolas.

E um último motivo que tenho observado é que as pessoas estão querendo ser mais felizes e com isso querem investir em seus sonhos, em seus desejos e muito adulto que outrora tinha até receio de se expor nas aulas de música, agora o faz sem temor. Enxergam a possibilidade de fazer aulas de música que outrora só era possível para crianças de pouca idade. Eu mesmo já matriculei vários alunos que vieram de outras escolas dizendo que estavam com muita idade para começarem aulas de música. Ainda vejo muitas pessoas com comentários que me assustam, música é para todos e em todas as idades.

Mas o que me deixa um pouco preocupado é a quantidade de profissionais sem uma preparação devida querendo ser professor de música, isso é alarmante e precisa ser fiscalizado, pois é incrível como isso está repleto pelo mercado e fazendo muito mal na formação dos nossos alunos de música.

Tem uma escola de música perto de sua casa ou no caminho do seu trabalho, pare, entre e faça música, você verá que faz muita diferença na vida.

Anúncios