A tecnologia sempre me fascinou, e fico feliz que a tecnologia musical é bastante avançada.

Houve época que ouvia que a tecnologia substituiria o professor de música, na época achava um bobagem, hoje vejo que até é possível, mas existe uma coisa muito importante paraque isso realmente vire realidade, o aluno tem que superar sua situação de al

Sala de Aula

uno.

Existe muitas ferramentas para você aprender sozinho, a internet possuiu infinitas maneiras, mas elas mais fomentam a necessidade de um professor do que eliminam essa necessidade, porque o aluno ainda precisa de alguém para avaliar se o conteúdo foi aprendido e então ele estará apto para o próximo passo. Aprender exige repetição e não pode ser seletivo no que deseja aprender, ainda bem que existe o professor.

A tecnologia facilitou a vida do músico e do professor e hoje posso dar aulas com uma orquestra junto comigo, ou uma banda de jazz. Posso gerar partituras de acordo com a necessidade do aluno e ainda fazer com que o aluno conheça as melhores performances da música escolhida para seu repertório.

Vou descrever a minha sala de aula ideal e alguns desses equipamento eu já possou em todas as aulas e alguns ainda dependo de investimentos:

1 – Um piano, de boa qualidade e afinado.

2 – Um teclado eletrônico com bons recursos de arranjador, quando não é possivel substituo ele por softwares o Band in Box em um PC ou o Chorbot no Iphone. Esses equipamentos serão a banda de acompanhamento para meu aluno, criando um noção de pulso fixo que nunca um metronomo obteve com tanta simpatia.

3 – Um bom equipamento de som, de preferência que valorize o maior número de frequencias, principalmente os graves, fazendo o aluno a prestar atenção nos bumbos da bateira e nas marcações ritmicas do contrabaixo. Nesse equipamento é onde fica conectado o PC ou o Iphone.

4 – Um computador, dentro da minha realidade ainda um PC, pois tenho alunos que possuem Mac e as ferramentas da Apple como o GarageBand são ótimas, principalmente usando em gravações de audio. Esse computador deve estar concectado a Internet para que eu tenha acesso a videos do Youtube, ou para conseguir partituras online como no Cifraclube e Cifras. Também gosto de acessar o http://www.teoria.com, onde o aluno aprender a exercitar a teoria musical de forma agradavel.  Ainda é importante ter no HD, os CD que acompanham o método dos alunos, uma infinita quantidade de músicas (audio) partituras (.enc, .mus, .pdf).

Os softwares essenciais para ter nesse computador são: Finalle, Encore, Band in Box, Adobe Reader, Multiplayer com possibilidades de trocar tonalidade e diminuir velocidade da música sem perder por dem

Iphone e as Aulas de Música

ais a qualidade sonora.

5 – Na falta de um computador desktop em sala de aula, acabava usando um notebook, mas acabei substituindo por um Iphone.

Parece um luxo, mas digo que é um ferramenta essencial principalmente para professores que dão aulas particulares. Porque nem sempre na casa do aluno você encontra computador e teclado próximo ao piano. E mais dificil ainda você ter disponivel internet para as pesquisas de última hora.

O investimento é alto com o preço do aparelho e disponibilizar uma internet ilimitada, mas acho que de todas as áreas é o professor de música que mais aproveita as funcionalidades do Iphone.

Nele  uso certos Apps essenciais: Metrônomo, Chordbot, Slow Down Musi Player, Multi Track, e alguns apps de jogos musicais onde o aluno pode jogar treinando leitura de notas, armadura de clave, formação de acordes, formação de escalas e percepção musical. Essencial ter um caixa amplificada portatil para que possa ser usado com eficiência. Mas é um plus que a tecnologia de ponta coloca a disposição e eu digo que vale o investimento.

6 – Instrumentos diverso, onde possamos mostrar ao aluno como funciona outros instrumentos musicais em relação ao piano.

7 – Uma estrutura agradavel, confortavel e com boa iluminação.

8 – E o mais importante de tudo um aluno interessado e disciplinado nos estudos e um professor bem preparado.

Anúncios