Não consigo ver as aulas de Música hoje sem valorizar a Musicalização Infantil. A primeira vez que recebi um aluno musicalizado percebi que a diferença é enorme no aprendizado do instrumento.

Um aluno que passou pela daniel-pianistaMusicalização com um professor competente nunca deixara a música fora de sua vida. E qualquer instrumento musical será sem mistério, pois o domínio da linguagem retira do aluno qualquer medo ou receio com instrumentos diferentes. A música se torna linguagem e pouco interessa qual instrumento que ele irá se expressar musicalmente.

Todas as crianças deveriam ter essa oportunidade, ou melhor, esse direito de estudar música na sua primeira infância, teríamos adultos melhores e essa diferença já teria um valor enorme.

Tão importante quanto a criança receber aulas de Musicalização é ter um professor bem preparado. Tenho muitos amigos que são professores de musicalização infantil, difícil escolher entre esse ou aquele, mas vejo que dedicação, preparo técnico e uma comunicação excelente com a criança fazem a grande diferença.

Muitas escolas regulares oferecem ensino musical, mas os objetivos dentro de uma Escola de Música são mais específicos e muito mais elaborados, focando no aprendizado de um instrumento na continuidade, então quando escolher, escolha uma Escola de Música para matricular seu filho ele estará mais preparado para o instrumento musical. Essa Escola deverá ter bons conceitos de ensino, ter boa remuneração aos professores e uma ótima estrutura física.

Cuidado com as metodologias, a bandinha rítmica teve sua importância no passado, mas hoje as aulas são mais dinâmicas e já introduzindo linguagem musica desde o seu principio. Musicalização não é recreação com música, tem objetivos bem claros em relação a leitura e escrita musical, bem como um trabalho de desenvolvimento motor e do ouvido musical.

Uma turma de musicalização não deve passar de 6 crianças e todas devem estar dentro da mesma faixa etária, com mesmos interesses de aprendizado, mesma maturidade e manter uma homogeneidade no decorrer das aulas.

Não deixe de dar esse direito a seu filho, Musicalização Infantil é um grande agente transformador da personalidade humana e assim teremos um mundo ainda melhor com adultos bem resolvidos.

Anúncios