Agora para nos tornarmos bons alunos de música algumas coisas são necessárias e importantes para trilharmos esse caminho de sucesso:

1 – Gostar de ouvir e querer tocar tudo aquilo que gosta de ouvir. Conhecer novos estilos e culturas musicais e estar aberto ao novo e ao desconhecido.

2 – Fazer aquilo que seu professor recomenda. Os melhores alunos são aqueles que ultrapassam a linha de aluno e viram discípulos de seus professores, transformando suas orientações em leis.

3 – Estudar todos os dias, mesmo que sejam apenas dez minutos. O contato diário com o instrumento e com a linguagem musical é que dará fluência na sua música. Sentir falta e até saudades do instrumento quando ficar longe dele. Ter dia e horário marcado para exercitar seus estudos e não deixar somente para quando sobrar tempo, pois ninguém quer sobras, nem a música.

4 – Ter um material organizado, com cadernos de anotações. A organização poupa seu tempo de estudo, e as anotações deixam os comentários dos professores sempre a mão.

5 – Não faltar às aulas. Sempre digo que pior que não estudar é faltar nas aulas semanais. Faltar aulas causa desânimo e faz com você estude cada vez menos.

6 – Tocar para outras pessoas sempre que possível. Tocar para a família, amigos, vizinhos faz com que dominando nossas emoções, possamos ter controle sobre as nossas limitações e adquirir facilidade de tocar em público.

7 – Ter um local apropriado para estudar. É ideal que o local que você escolha para instalar seu instrumento seja um local agradável para estudar e que não atrapalhe a rotina da casa, mas que esteja sempre preparado para recebê-lo. Tenha sempre a mão equipamentos que podem ajudar na qualidade do seu estudo, por exemplo, um aparelho de som sempre é útil, como também, papel, lápis, borracha para não tirar você da concentração do estudo.

8 – Explorar seu instrumento de todas as formas possíveis, transformar o instrumento no melhor companheiro do dia a dia. Muitos instrumentistas fazem do instrumento um prolongamento do seu próprio corpo, isso é o ideal.

9 – Tocar em grupo sempre que possível. Tocar em conjunto faz o aluno ter uma outra visão do que é a prática do instrumento, juntar pessoas com o mesmo objetivo de tocar parece fácil, mas exige muitas qualidades individuais e do grupo.

10 – O mais importante de tudo é fazer todas essas etapas de maneira FELIZ, AGRADAVÉL, com SATISFAÇÃO. Não tornar isso obrigações, mas rotinas importantes que o farão um ótimo aluno de música e qualquer professor o desejará como aluno.

Espero que estas dicas possam ajudar você a se tornar um aluno de música cada vez melhor e com isso seu talento e sua musicalidade sejam aprimorados a cada dia.

 

Anúncios