Em meus atendimentos aos pais que tem interesse em aulas para Bebês surge sempre a dúvida: Do que se trata essa aula para Bebês?

Primeiramente a palavra aula não cabe muito bem, mas como se trata de escola e professor, ainda é a melhor forma de se chamar esse encontro semanal rico para esses pequeninos. As criança nesse período não estarão aprendendo música, a música que é utilizada para ajudar no seu desenvolvimento.

A Aula para Bebês consiste em trabalhar os estímulos para o desenvolvimento para crianças abaixo de 3 anos, criando um desenvolvimento neurológico através de construções cerebrais com mais sinapses. Num período onde o ser humano está com o cérebro totalmente aberto a toda experiência que lhe proporcionarem, as aulas são importantes para que se estimule a criança de forma sistemática e pensada por profissionais dessa área.

As aulas para Bebês em música poderá estimular seu filho a desenvolver muitas habilidades necessárias para esse momento que ele vive, entre elas: concentração, disciplina, linguagem, coordenação, vínculo com seu acompanhante,expressividade, sociabilidade, criatividade, sensibilidade e aguçar seu ouvido para os elementos musicais como melodia, ritmo, timbres, canto e harmonia.

A música é a ferramenta para que esses estímulos aconteçam e de forma gradativa e muito lúdica a criança é encaminhada a linguagem musical, que poderá ou não depois fazer parte de sua infância. Esses estímulos através da música farão muitas diferenças no seu desenvolvimento, principalmente para as características de família que temos nos dias de hoje, onde as crianças tem pouco contato com outras crianças dentro de casa e os pais pouco tempo para brincadeiras com seus filhos.

Antigamente com muitos irmãos e famílias muito grandes e onde todos se reunião com frequência esse desenvolvimento acontecia naturalmente com irmãos e primos. As brincadeiras era mais ao ar livre ricas musicalmente e cheias de criatividade uma ajudava no desenvolvimento do outro. Com o surgimento de famílias menores e com as pessoas vivendo em apartamentos e muitas vezes isoladas as crianças perderam essa forma de se desenvolver, por isso a importância no investimento de tais atividades para os filhos.

Esse encontro semanal, regada a muita música e brincadeiras lúdicas, com muitos brinquedos, cantorias, movimentos e experimentos faz com que a criança acompanhada dos seus pais desfrute de momentos raros em nossos dias. A intensão do professor é primeiro estimular os pais a executarem a atividade que logo seu bebê estará fazendo por imitação ou somente por observação e muitas repetindo isso em casa de forma espontânea. Muito importante que os pais participem, pois eles são o modelo de desenvolvimento para criança e no momento da aula são os pais e não o professor o condutor da aula para o filho.

É um momento de muito carinho entre a mãe ou o pai e seu bebê, onde a criança vai sendo estimulada ao seu desenvolvimento psico-motor de forma recompensadora, agradável e muito rica tanto para ela como para seus pais. E serve de modelo para que os pais façam em casa com seus filhos a continuidade dessa aula, brincando, cantando e passando mais tempo junto do seu rebento.

A atividade deve ser orientada por um professor bem formado, preparado e identificado com essa aula. A aula deve ser rica de músicas e brinquedos que se tornarão com o passar do tempo em instrumentos musicais e com linguagem própria para a faixa etária, pois a melhor avaliação dessas atividades é a participação da criança.

Esse tipo de aula pode ser iniciada com a criança ainda no ventre da mãe e se prolongar até os 3 anos de idade, que é quando a criança já está preparada para ficar sozinha com o professor em sala de aula e começar ainda de forma lúdica a linguagem musical, onde chamamos de musicalização infantil.

Procure uma escola de música perto de você onde exista aulas para bebês e experimente e depois comente aqui nesse blog sua experiência.

Obrigado

Marcos Milléo

About these ads